sábado, 17 de março de 2012

Graduações em TI

Bom, essa é uma coletânea que vou dividir em diversas postagens e é para a galera que não atua mas tem interesse por tecnologia/informática, e também para aquele pessoal que enxerga os profissionais da área de tecnologia simplesmente como os caras que "mexem com computador". Tal afirmação não chega a ser uma inverdade, mas por se tratar de um mundo em grande parte abstrato/virtual – ou seja lá o termo que eu deveria utilizar - no fim das contas uma pessoa normal (afinal loucos somos nós) não consegue ter visibilidade alguma sobre o que desempenhamos e a gama de caminhos e especializações que podem ser obtidas numa carreira que envolva algo tão comum atualmente como "computadores".
E no fim das contas quando o cara se forma a família acha que ele vai trabalhar consertando computadores e instalando modems wireless por aí.

A seguir um breve descritivo e comparativo entre os cursos de graduação na área de TI:

Ciências da Computação - como o nome já sugere - é o mais teórico deles e abrange desde disciplinas do tipo História da Informática, Cálculo I, II, III,VIII, XX, até disciplinas mais técnicas como Inteligência Artificial e etc. Como já disse meu amigo Sergio Bittencourt, é uma extensa piscina de conhecimentos com um palmo de profundidade. A vantagem é que ele pode abrir portas para qualquer área da tecnologia.

Análise (e Desenvolvimento) de Sistemas (ou Sistemas de Informação) é um curso mais específico e prático que abrange disciplinas voltadas à criação (desenvolvimento) de sistemas, e seria no caso a pequena piscina de conhecimentos mas com grande profundidade nesse assunto. Esse é o curso que faço e indico para a galera que já está decidida a trabalhar especificamente com criação de software (lógica, código, diagramas e tabelas!).

Tecnologia da Informação, que em minha opinião é o mais versátil deles e o que eu deveria ter cursado, aborda conteúdos mais abrangentes da informática, como segurança da informação e governança, só que de maneira mais voltada para o mercado. Ou seja, não é tão específico como um de Análise de Sistemas, e também não tão teórico quanto o de Ciências da Computação.

O que talvez seja o de maior status, Engenharia de Software, abrange todos os conhecimentos de Análise de Sistemas, só que não foca apenas a prática. A teoria também é valorizada e o curso abrange disciplinas que focam na área de gestão e todas as outras que um curso de engenharia possui (Cálculos mil, Gestão de Projetos e etc).

Tem também o Web Design. Que a meu ver está sendo mesclado por não ser mais o simples aprendizado de ferramentas de desenhos/efeitos, mas sim desenvolvimento de código. Justamente o que já é ensinado em Análise de Sistemas, só que agora em duas categorias: enquanto este já desenvolvia o back-end (código que processa as informações e dá lógica a um sistema), aquele(Web Design) passou a fazer parte deste(Análise de Sistemas) também com desenvolvimento, só que do front-end (código que faz a interface com o usuário ser mais amigável).
Ou seja, o back-end faz com que sua linha do tempo no facebook veja informações apenas de quem é seu amigo (o que é o coerente), e o front-end faz com que sua linha do tempo no facebook vá atualizando automaticamente, bonitinha, com efeitos agradáveis (o que é atraente e melhora a experiência de uso).

Há quem confunda Web Design com Design Gráfico. Mas como o próprio nome já diz, o primeiro visa a implementação para a web, e o último abrange desde atividades normais de desenho (para revistas, jornais, ou mesmo portais na internet) até a criação de novos produtos/conceitos. O comum entre os dois é que ambos partem da computação gráfica (o que já puxa uma série de outros cursos como Desenvolvimento de Jogos, Animações para Cinema e TV, e etc).

E por último, um que não pode ser esquecido é o curso de Redes de Computadores. Não é tão comum por abordar muitos conceitos de Telecom (não que isso não se relacione com tecnologia...). Mas o que vejo mais são profissionais já formados em Telecom ou Tecnologia fazerem uma especialização e aí assim passarem a atuar com Redes. Na verdade todos os cursos acima possuem disciplinas sobre Redes, mas a fração dos profissionais que saem destes outros cursos de tecnologia para atuar direto com redes é menor. Não preciso dizer que o foco do aprendizado é a infraestrutura de redes de computadores e a comunicação entre LANs/VLANs.

No final das contas não há muita diferença para as empresas na hora de contratar um profissional de um curso ou de outro. Com um diferencial, é claro, para Engenharia de Software pelo simples fato de conceder o título de engenheiro.
No entanto, as especialidades são tantas e as mudanças são tão rápidas, que é comum que exista um gap entre universidades e mercado de trabalho. Consequentemente, o que vai contar mesmo é o perfil e o interesse do profissional, e não qual curso de tecnologia ele fez. Mas a realidade é que todas essas áreas formam uma base semelhante, onde os diferenciais que surgem dependem da própria vontade do aluno em se atualizar, independente do curso. As oportunidades são muitas, em todas as áreas da tecnologia.
 
Falados os cursos, volto depois para falar sobre os cargos de tecnologia e suas atividades!
Discordem, corrijam, acrescentem, comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar!